quarta-feira, 7 de maio de 2008

Descartes e a criação do Referencial Cartesiano



René Descartes – O Matemático
(1596 –1650)
A História está cheia de pequenos episódios que nos contam como na base de grandes ideias estiveram muitas vezes situações bem simples.
Conta-se que Descartes, grande Matemático e Filósofo francês do séc. XVII, tinha uma saúde débil e precisava de passar muito tempo deitado. Mas a sua imaginação e interesse pelo estudo não descansavam mesmo nesses momentos.
Um dia, estando Descartes deitado e olhando uma mosca que se movia no tecto, lembrou-se de observar os movimentos do pequeno animal. Pensou então numa base quadriculada para estudar posições e movimentos no plano. Esta ideia de utilizar um referencial definido por dois eixos com uma origem comum permitiu a representação de pontos no plano com a ajuda de pares ordenados.
Descartes provou que a posição de um ponto no plano podia ser definida e determinada com base nas distâncias x e y a dois eixos perpendiculares fixos (referencial cartesiano). A graduação dos eixos é feita usando a unidade mais conveniente.
Num referencial cartesiano, qualquer ponto fica definido por um par ordenado de números, as coordenadas do ponto (abcissa e ordenada). Por ex.: o ponto P tem abcissa 2 e ordenada 3.
O nome “DESCARTES” em latim dizia-se “CARTESIUS” e foi desse nome que derivou o adjectivo “CARTESIANOS” que encontramos, em homenagem a René Descartes, em várias expressões usadas em Matemática elementar como por exemplo: “gráficos cartesianos”, “coordenadas cartesianas”, etc.
A profunda meditação, leva-o a ter 3 sonhos memoráveis em 10/11/1619, após os quais num despertar luminoso, encontra a chave mágica que segundo disse lhe permitiu“decifrar o enigma da Natureza e entrar na posse da Ciência”. Essa chave foi a aplicação da Análise à Geometria – a Geometria Analítica teria nascido naquela data. Esta ciência resultou da frutuosa ligação daqueles dois ramos: a Geometria (que trata de pontos e conjuntos de pontos e de propriedades a eles relativas) e a Análise (que estuda os números e as relações entre eles). Estes dois ramos, durante tanto tempo desligados – pontos e números – vieram a ficar relacionados graças à genial ideia de Descartes que consistiu em definir a posição de cada ponto por meio de um par ordenado de números reais. A Geometria Analítica imortalizou Descartes e constituiu o maior passo que tinha jamais sido dado no progresso das ciências exactas.

9 comentários:

Anónimo disse...

excelente artigo sobre uma figura proeminente do pensamento ocidental..óptima divulgação em prol da matemática..parabéns pela página

Anónimo disse...

Parabéns!Continua que serás vencedora...ou não tivesses a garra do "dragão"

Anónimo disse...

já morreu aquele que inventou???...

Anónimo disse...

Sim claro que já morreu,infelizmente, até porque se não tivesse morrido nos poderia dar mais coisas fantásticas de estudar, apesar de não ser muito fácil...

Anónimo disse...

fantastico!!! :)

Anónimo disse...

muito obrigado por deixar eu copiar as coisas neste site agradeco muito por falarem deste homem que e uma merda e cheira a peido apala deste carocho que dava no cavalo tenho que fazer uma puta deum power point a falar deste puto vaga mais valia ter ficado nos colhoes do cota dele e ter morrido poruma punheta a canhoto muito obrigado AMEN

Anónimo disse...

felizmente ja morreu

Anónimo disse...

tou na aula e n sei q e esse madje

Anónimo disse...

tiveste boa nota pelo menos???