sexta-feira, 23 de maio de 2008

Pedro Nunes e a Resolução de Equações



Pedro Nunes (1502-1578)
O mais conhecido dos matemáticos portugueses, nasceu em 1502, em Álcacer do Sal.
Com apenas 27 anos foi nomeado cosmógrafo do reino. A partir de então, Pedro Nunes dedicou-se inteiramente ao estudo da Matemática e da Física, particularmente nas áreas onde estas ciências poderiam dar um decisivo contributo para o desenvolvimento das ciências náuticas. Pedro Nunes criou o conceito de nónio, o qual permitia medir fracções de grau nos dois instrumentos náuticos base da época – o astrolábio e o quadrante.
Foi professor de Matemática e astronomia na Universidade de Lisboa e Coimbra.
Publicou várias obras, das quais se destacam O Tratado da Esfera.
No seu trabalho apresentou um estudo sobre resolução de equações utilizando o processo da procura de factores comuns. Há um exemplo curioso que podemos citar. À incógnita x, Pedro Nunes chama “coisa”, às equações chama “conjugações”. No seu método, o exemplo mais simples é o que ele chama “Terceira conjugação, Coisas Iguais a Número”, que representa uma equação como 2x = 8. O 8 é o número, o 2 é as coisas. Assim, Pedro Nunes propõe o método de resolução desta 3.ª conjugação: “Quando as coisas forem iguais ao número, partiremos o número pelas coisas, e o que vier na partição será o valor da coisa” ou seja, como exemplo, “ponhamos que 10 coisas são iguais a 25, partiremos 25 por 10 e o que vem será será o valor da coisa”… por outras palavras, diríamos que dividindo 25 por 10 o resultado será o valor x que procuramos, isto é, x =25/10 = 5/2 .

1 comentário:

Anónimo disse...

ta super fixe professora! o homem tem a sua graça! se a professora perguntar o que e´uma icógnita eu digo que é uma ''coisa'', aseguir a professora não pode ralhar comigo!! tenho esta desculpa! hihi e se trocar o nome ''equações'' por ''conjugações''!!

bjinho =)